Sobre a 2iM
Histórico
A 2iM® foi criada, em 2011, a partir de um spin off da Impacto Tecnologias Gerenciais em Saúde. Logo que foi criada passou por um processo de seleção na Incubadora Tecnológica (INTEC) do Instituto de Tecnologia do Paraná e foi aprovada sem restrição. No final de 2015 graduou da incubadora e em 2017 passou a ser uma scale-up recebendo um aporte de investimentos do Fundo PRIMATEC.
A proposta de valor da 2iM é utilizar ferramentas de analytics para medir Valor em Saúde. Para esta proposta de valor a 2iM desenvolve aplicativos e sistemas para geração de dados em saúde, utiliza técnicas e soluções de interoperabilidade, gera métricas específicas de qualidade e custo na saúde e implementa novos modelos de pagamento baseados em Valor.
Em 2014 a empresa consagrou o seu modelo de avaliação de desempenho assistencial, o GPS.2iM©, iniciando projetos em grandes hospitais, e hoje já está em aplicação em perto de 30% dos hospitais da ANAHP, tendo mais de 40 mil médicos avaliados com esta ferramenta, além de ser utilizado por diversos pagadores públicos e privados.
A 2iM é referência no mercado para avaliação de desempenho de médicos e serviços de saúde e para implementação de modelos de pagamento baseados em Valor.
Definição de Negócio
Utilizando-se do conceito de Business Analytics (BA) agrupamos, analisamos e rastreamos as informações de saúde com foco na tomada de decisão estratégica em relação aos indicadores de qualidade e performance em saúde de sua instituição. Este conceito trata-se da evolução do BI possibilitando acesso, rastreamento, armazenagem, transformação, modelagem, análise e entrega da informação com o objetivo principal de capacitar a tomada de decisão estratégica de sua equipe de gestores e reestruturar modelos de remuneração baseados em Valor.
- Missão
- Visão
- Valores
Agregar e gerar informação para medir Valor em Saúde, apoiando o sistema para que se torne sustentável e melhore a qualidade da vida das pessoas.
Em 5 anos ser referência nacional para medir Valor em Saúde, mantendo a imparcialidade e promovendo a sustentabilidade do setor.
Integridade
Responsabilidade social
Isenção
Compromisso com os resultados
Inovação
Equipe

DR. CÉSAR ABICALAFFE
Chairman e CEO
Dr. César Luiz Lacerda Abicalaffe é médico formado em 1986, com Mestrado em Economia da Saúde pela Universidade de York – Inglaterra e com MBA em Estratégia e Gestão Empresarial pela UFPR. Atualmente é o presidente fundador do IBRAVS – Instituto Brasileiro de Valor em Saúde e KOL de diversas empresas, sendo palestrante convidado no Brasil e exterior, ministrando mais de 100 palestras e aulas sobre modelos de remuneração e saúde baseada em Valor nos últimos 2 anos.
É autor do modelo P4P© (2008) o qual evoluiu em 2011 para o modelo GPS.2iM© que visa avaliar desempenho de profissionais e serviços de saúde. Esse modelo atualmente faz parte de mais de uma centena de programas em Hospitais, Planos de Saúde e SUS no Brasil. Em 2019 desenvolveu na 2iM o Escore de Valor em Saúde (EVS), medida única que tem aplicação prática em projetos de Saúde Baseada em Valor e modelos de remuneração.
Foi consultor da ANS para o QUALISS em projeto comissionado pela OPAS, onde seu modelo serviu de referencial teórico.
Publicou em 2015 o livro “Pagamento por Performance, o Desafio de Avaliar o Desempenho em Saúde no Brasil” (Editora DOC Content), além de diversos artigos sobre este tema, sendo colunista na Saúde Business Web.
Possui experiência de mais de 30 anos nas áreas de gestão, auditoria, consultoria e empreendedorismo na área de saúde. Fundou diversas empresas de saúde e foi Diretor Superintendente do Departamento de Assistência à Saúde do Governo do Estado do Paraná entre 2002 e 2005 tendo como responsabilidade a gestão do plano de saúde com mais de 500 mil vidas no Estado do Paraná. Ao longo período foi presidente fundador da SOMAP – Sociedade dos Médicos Auditores do Estado do Paraná e fundou e presidiu o CONIASP – Conselho Nacional de Instituições de Assistência a Saúde de Servidores Públicos, o qual atualmente tornou-se o CONESSP – Conselho de Entidades de Saúde dos Servidores Públicos.
DR. CÉSAR ABICALAFFE

JOSIANE JUSTUS
Sócia e Consultora de Mercado
Enfermeira, Mestre em Tecnologia da Informação em Saúde, pela PUC-PR, Pós-graduada em Administração em Planos de Saúde pela PUC-PR, Especialista em Auditoria em Enfermagem, pela Sociedade Brasileira de Enfermeiros Auditores, foi Presidente da Sociedade de Enfermeiros Auditores PR.
Trabalhou em ambiente hospitalar por mais de 8 anos e em Operadora de Planos de Saúde por mais de 5 anos. Certificada pela da Lifecare INC - EUA, em Homecare e pela Biomedical System - EUA, em Programas de Gerenciamento de Casos.
Professora de Pós-graduação nos cursos de Auditoria e Gestão da UTP, Uningá e em Administração em Serviços de Enfermagem da PUC-PR. Instrutora de cursos de treinamento e capacitação de equipes em custos na saúde em todo o Brasil.
Foi Sócia-diretora da Impacto Tecnologias Gerencias em Saúde de 1995 até 2017 e desde 2011 Sócia da 2iM Inteligência Médica.
JOSIANE JUSTUS

SOLANGE ABICALAFFE SERCI
Sócia e Gestora Administrativa Financeira
Formada pela FAE Business School em Administração de Empresas, pós-graduada pela Universidade Tuiuti em Auditoria e Gestão em Saúde e Pós-Graduação em Controladoria.
Iniciou como Administradora e representante da Helicom Film, nas áreas de treinamento, como Gerente no Colégio III Milênio e como Gerente Administrativa nas empresas Graal Clínica Médica, Delta Saúde, empresa de saúde no trabalho.
Atuou durante 18 anos como Gerente Administrativa na empresa Impacto Auditoria em Saúde S/A. Atualmente é Gerente Administrativa na 2iM Impacto Inteligência Médica S/A.
SOLANGE ABICALAFFE SERCI
Consultores Associados

DR. ANDRÉ MÉDICI
Economista Sênior em Saúde | Banco Mundial
É administrador pela FGV, com mestrado em economia na UNICAMP e doutorado em História Econômica pela USP, além de cursos de especialização em seguridade social na Universidade de Harvard. Tem-se dedicado há mais de trinta anos, a temas de economia e gestão de saúde e outras políticas sociais (trabalho, assistência social, politicas de população, demografia, previdência social, educação, saneamento e meio ambiente).
Ocupou cargos na administração pública e na academia brasileira, além de consultor do setor privado de saúde no país. Participou do movimento de construção de SUS no Brasil, tendo sido, em 1986, coordenador do Grupo Técnico de Financiamento à Saúde da Comissão Nacional de Reforma Sanitária (CNRS). Foi o segundo presidente da Associação Brasileira de Economia de Saúde (ABRES). Foi Coordenador da Área de Politicas Sociais do Instituto de Economia do Setor Público (IESP) e Diretor Adjunto de População do IBGE.
Atuou como consultor em vários organismos internacionais e, desde 1996, mudou-se para Washington para ocupar cargos em organismos multilaterais (Banco Interamericano de Desenvolvimento, onde se aposentou, e Banco Mundial), onde tem participado de diversos projetos e iniciativas internacionais em temas como acreditação de saúde, segurança de pacientes, economia da saúde, reforma de saúde, planejamento estratégico e prioridades de saúde. Fez parte de Comitês Internacionais na área de Saúde, liderou e participou da preparação e discussão de projetos de saúde no Brasil e em vários países da América Latina, Sudeste Asiático, Sul da Ásia e outros continentes.
Tem mais de 10 livros e 200 trabalhos publicados em diversos idiomas e campos de conhecimento, mas com concentração em economia da saúde e políticas de saúde, gestão de saúde. Também tem publicado sobre outras políticas sociais, incluindo a área ambiental. Entre seus livros publicados estão: (a) Options for Tobacco Taxation in Afghanistan, Ed. World Bank, 2019; (b) Economic Dimensions of NCDs in Latin America (Ed. DCP3&PAHO/WHO, 2016) (c) Do Global ao Local: Os Desafios da Saúde no Limiar do Século XXI (Ed. COOPMED, 2011), (d) O Cavaleiro da Saúde (em coautoria com Silvia Czapsiki, sobre a vida de Julian Czapski, 2011, Ed. Novo Século), (e) O Desafio da Descentralização (em espanhol e português, Ed. BID, 2002), (f) A Economia Política das Reformas de Saúde (Ed. IAHCS, 1996) e (g) Economia e Saúde no Brasil: Balanços e Perspectivas do Processo de Descentralização (Ed.USP, 1995). É editor do Blog Monitor de Saúde.
DR. ANDRÉ MÉDICI

DR. ANDRÉ OSMO
Superintendente de Novos Negócios | Hospital Sírio-Libanês
Ocupou cargos de diretoria no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, no Hospital Israelita Albert Einstein e no Hospital Sírio-Libanês. Atualmente é membro da equipe de consultores especialistas da Diretoria de Estratégia e Projetos do Hospital Sírio Libanês e coordenou a equipe de implantação do sistema de APR-DRG na instituição.
Atua em projetos de Novos Modelos de Remuneração em Saúde e no desenvolvimento de ferramentas de análise para APR-DRG no Brasil.
DR. ANDRÉ OSMO

DR. WALTER LYRIO DO VALLE
Gestão Médica
Médico formado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), com especialização em Cirurgia Geral, Saúde Pública e Gestão Hospitalar e MBA em Gestão em Saúde pelo Hospital das Clínicas de São Paulo. Foi Diretor Técnico da Unidas, Diretor Adjunto de Gestão de rede credenciada da Medial, Gerente Médico da VIVO e da Fundação CESP.
Atualmente coordena a auditoria do SUS, é Assessor da Diretoria Executiva do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP) e Auditor Médico e Gestor de rede credenciada do Fisco do Estado de São Paulo. Atua como consultor e assessor da Federação Brasileira dos Hospitais (FBH) e da Associação dos Hospitais do Estado de São Paulo (AHESP).
É integrante dos grupos técnicos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Comitê de Padronização das Informações em Saúde (COPISS) e Novos Modelos de Remuneração Hospitalar. Na 2iM, atua como consultor sênior, sendo especialista no produto GPS-HOSPITAIS para avaliação de desempenho do corpo clínico e unidades de internação.
DR. WALTER LYRIO DO VALLE

DR. MARCELO CUNIO MACHADO FONSECA, MD, PHD
Economia em Saúde
Médico pediatra formado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), especializado em Terapia Intensiva pediátrica, mestre em Economia e Gestão da Saúde e PhD em medicina pela mesma instituição. Concluiu os cursos de extensão Marketing and Management pela American Management Association e Clinical Epidemiology and Biostatistics pela Harvard School of Public Health. É professor de graduação e pós-graduação na Faculdade de Tecnologias em Saúde da UNIFESP, onde ministra Avaliação de Tecnologia da Saúde, Pesquisa Clínica e Pediatria. Ainda na UNIFESP, foi o fundador do Núcleo de Ensaios Clínicos e é atualmente o gerente geral do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS). É presidente do Capítulo Brasileiro da International Society for Pharmacoeconomics and Outcomes Research (ISPOR).
DR. MARCELO CUNIO MACHADO FONSECA, MD, PhD

GABRIELA TANNUS BRANCO DE ARAÚJO, MSc
Economia em Saúde
Economista formada pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), com curso de extensão em Marketing na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e MBA em Economia e Gestão da Saúde pela UNIFESP. Mestre em Ciências da Saúde pela UNIFESP e Doutoranda na mesma instituição.
Também realizou os cursos presenciais de extensão Leading Professional Services Firms e Business Innovations in Global Health Care Delivery na Harvard Business School. Especialista encarregada do Escritório de Avaliações de Tecnologia da Saúde da UNIFESP.
Atualmente é vice- presidente do Capítulo Brasileiro da International Society for Pharmacoeconomics and Outcomes Research (ISPOR), e membro do Comitê Executivo do Consórcio Latino Americano da ISPOR.
GABRIELA TANNUS BRANCO DE ARAÚJO, MSc

ANDRÉ GUSTAVO DAHER VIANNA
Presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes
Médico graduado pela UFPR em 1999. Fez residência médica em Clínica Médica pelo HC-UFPR e em Endocrinologia e Metabologia pelo Hospital Brigadeiro - SP entre 2000-2004. Concluiu doutorado em Ciências da Saúde pela PUC-PR em 2017. Atualmente é Presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), Regional Paraná, no biênio 2020-21 e também faz parte do departamento de Novas Tecnologias da SBD Nacional.
Atua como médico, pesquisador e Diretor Executivo do Centro de Diabetes Curitiba, localizado no Hospital Nossa Senhora das Graças. Foi professor da faculdade de Medicina da PUC-PR entre 2012-2015 e desde 2015 atua como preceptor da especialização em endocrinologia e metabologia do Hospital Nossa Senhora das Graças.
É também sócio fundador da Intelmed – Inteligência Médica, empresa especializada em consultoria e desenvolvimento de soluções na área de saúde. Além de trabalhar ativamente no atendimento e assistência a pacientes endocrinológicos, atua como médico consultor para o mercado farmacêutico e de saúde desde 2010, assim como profere palestras na área de endocrinologia e diabetes desde 2009.
ANDRÉ GUSTAVO DAHER VIANNA

JOÃO MARQUES GOMES
Chair, Nova Institute for Value Improvement in Health and Care
É professor de Gestão da Saúde na Nova School of Business & Economics e na Nova Medical School. É o Chair do Nova Institute for Value Improvement in Health and Care e CEO do Nova SBE Health Economics & Management.
Como consultor de gestão, João Marques Gomes trabalhou para hospitais públicos e privados na Europa e na América Latina, Comissão Europeia, Ministério da Saúde português, Ordem dos Farmacêuticos, e para empresas farmacêuticas que estão entre as 10 maiores empresas mundiais em vendas. É doutorado em economia e tem um MBA.
JOÃO MARQUES GOMES

DR. MARCELO CUNIO MACHADO FONSECA, MD, PhDEconomia em Saúde
Médico pediatra formado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), especializado em Terapia Intensiva pediátrica, mestre em Economia e Gestão da Saúde e PhD em medicina pela mesma instituição. Concluiu os cursos de extensão Marketing and Management pela American Management Association e Clinical Epidemiology and Biostatistics pela Harvard School of Public Health. É professor de graduação e pós-graduação na Faculdade de Tecnologias em Saúde da UNIFESP, onde ministra Avaliação de Tecnologia da Saúde, Pesquisa Clínica e Pediatria. Ainda na UNIFESP, foi o fundador do Núcleo de Ensaios Clínicos e é atualmente o gerente geral do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS). É presidente do Capítulo Brasileiro da International Society for Pharmacoeconomics and Outcomes Research (ISPOR).

ANDRÉ GUSTAVO DAHER VIANNAPresidente da Sociedade Brasileira de Diabetes
Médico graduado pela UFPR em 1999. Fez residência médica em Clínica Médica pelo HC-UFPR e em Endocrinologia e Metabologia pelo Hospital Brigadeiro - SP entre 2000-2004. Concluiu doutorado em Ciências da Saúde pela PUC-PR em 2017. Atualmente é Presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), Regional Paraná, no biênio 2020-21 e também faz parte do departamento de Novas Tecnologias da SBD Nacional. Atua como médico, pesquisador e Diretor Executivo do Centro de Diabetes Curitiba, localizado no Hospital Nossa Senhora das Graças. Foi professor da faculdade de Medicina da PUC-PR entre 2012-2015 e desde 2015 atua como preceptor da especialização em endocrinologia e metabologia do Hospital Nossa Senhora das Graças. É também sócio fundador da Intelmed – Inteligência Médica, empresa especializada em consultoria e desenvolvimento de soluções na área de saúde. Além de trabalhar ativamente no atendimento e assistência a pacientes endocrinológicos, atua como médico consultor para o mercado farmacêutico e de saúde desde 2010, assim como profere palestras na área de endocrinologia e diabetes desde 2009.
Parceiros

Uso de suas ferramentas agrupadoras de DRG para ajuste de risco de indicadores hospitalares. Desenvolvimento do DRG.Analytics.

Análises Econômicas.

Parceiro comercial Ouro.

Especialistas médicos para desenvolvimento do DM.Analytics.
AKRIVOS
Especialistas médicos e relação com academia para o MOM.

Especialistas médicos e consultores para algumas linhas de cuidado.

Modelo de análise de Valor dos Hospitais associados e benchmarking.

Qualificação dos associados e benchmarking.

Instituição parceira nas discussões sobre Saúde Baseada em Valor.

Plataforma de referenciamento de mercado, que busca contribuir para a criação de um Sistema de Valor Sustentável e a evolução do Setor de Saúde.
Código de Conduta
A essência do negócio da 2iM® está na agregação e integração de dados dos diversos players da área da saúde, sejam eles públicos ou privados. Desta forma, a resultante do nosso trabalho é o conhecimento de dados sigilosos. Neste sentido, o Código de Conduta 2iM® estabelece a nossa linha de conduta e a maneira como lidamos com este fato.
Tem a finalidade de reforçar nossos valores e princípios, especificando nossa conduta de trabalho, principalmente no que diz respeito ao relacionamento com pacientes, clientes e consultores terceirizados, sejam eles da área pública ou privada.
Seguir as principais normas éticas, anticorrupção e de transparência é nossa função e responsabilidade. Assim, contribuímos com a boa governança corporativa da nossa empresa e dos nossos clientes e parceiros ao administrarmos os riscos pertinentes a nossa atividade.
Com pacientes
Garantimos a confidencialidade e o sigilo dos dados pessoais exigidos pela Constituição Brasileira de 1988 em seu artigo quinto.
Para a divulgação dos resultados, trabalhamos com dados absolutos, preferencialmente numéricos e em siglas para não individualizar e detalhar as declarações pessoais.
Não divulgamos o nome do paciente, no máximo suas iniciais e localização. Para evitar homônimos, ou mesmo viés de pesquisa devido ao fato do paciente mudar de médico, utilizamos as iniciais do nome da mãe.
Não utilizamos informações sigilosas como, por exemplo, a doença ou sinais e sintomas que o paciente tem, para fins próprios, ajudar alguma parte interessada ou prejudicar qualquer outro que seja.
Reconhecemos e respeitamos que o paciente é o único habilitado a divulgar as suas informações confidenciais ou autorizar (por escrito) sua revelação.
Não trabalhamos ou levamos brindes ou qualquer item, de qualquer valor, que possa parecer troca de favor.
Com os médicos e demais prestadores de serviços de saúde
Os dados dos médicos e demais prestadores de serviços de saúde não são identificados, no máximo constando iniciais, cidade de atendimento, região e especialidade ou tipo de prestador.
Reconhecemos e respeitamos que o médico é o guardião das informações dos pacientes.
Não interferimos na conduta de tratamento estabelecida pelo médico.
Com a indústria farmacêutica
Não fornecemos dados ou informações específicas de pacientes, médicos ou demais prestadores de serviços de saúde.
Nos materiais de comunicação, nossos ou dos clientes, respeitamos o estabelecido pelas normas vigentes no país (RDC 96).
Garantimos o sigilo e confidencialidade das informações estratégicas obtidas. Somos guardiões de todo e qualquer material entregue, original ou cópia, que contenha informações confidenciais estratégicas. Ao final, devolvemos, junto com o trabalho realizado, todo o material entregue.
Com clientes, gestores públicos ou privados e alianças estratégicas
Não praticamos e nem incentivamos o suborno e a corrupção.
Não levamos mensagens a terceiros, seja ela qual for.
Não fornecemos dados ou informações específicas de pacientes ou médicos.
Buscamos estabelecer contratos, termos de responsabilidade e confidencialidade nos trabalhos executados.
“Informação confidencial” significa informação de natureza ou propriedade confidencial de qualquer uma das partes reveladas à outra parte, incluindo questões de natureza técnica como segredos de negócio, métodos, protótipos, dados, ideias, designs, formulação, know-how e itens similares que poderão ser revelados e que não se configuram em informações públicas ou publicadas nem em fontes de negócio, além de qualquer outra informação designada pelo cliente e 2iM® como confidencial.
Os funcionários, parceiros e colaboradores em geral da 2iM® têm acesso a diversas informações de clientes da 2iM®: médicos, pacientes, dentre outros. Todas essas informações devem ser consideradas como “informações confidenciais” a todo o tempo e para todos os fins, sendo desautorizada sua revelação.
Trabalhamos com informações públicas e identificamos as fontes de pesquisas a fim de demonstrar e comprovar a origem das mesmas.
Garantimos e guardamos a confidencialidade por três anos após a entrega do trabalho e não utilizamos esses dados para outros trabalhos, respeitando a livre concorrência.
Não utilizamos as informações confidenciais para obter vantagens pessoais.
Não copiamos, transcrevemos, transmitimos informações confidenciais, sem prévio consentimento escrito das partes envolvidas.
Não empregamos ou contratamos, mesmo que para consultorias temporárias, profissionais submetidos à relação de funcionalismo público ou emprego dentro do governo, empresas estatais ou controladas por agências ou órgãos públicos (inclusive instituições médicas ou de saúde governamentais ou controladas pelo governo) cuja posição permita influência ou promoção indevida dos interesses de qualquer parte, especialmente no que tange a licitações e compras públicas.
Não empregamos ou contratamos menores de 18 anos e não incentivamos práticas que levem ao trabalho infantil.
Respeitamos as propriedades intelectuais dos autores e criadores.
Sempre que solicitado, fornecemos cópias dos recolhimentos dos tributos (INSS, ISS, PIS, Imposto de Renda, FGTS, Contribuição Sindical, dentre outros) e outros documentos que forem julgados necessários.
Devolvemos todos os materiais entregues a nós para realização do trabalho.
Trabalhamos e seguimos as normas reconhecidas como padrão de ética, transparência e respeito:
• “FCPA – Foreign Corruption Practices Act” (LEI DE PRÁTICAS DE CORRUPÇÃO NO EXTERIOR – DISPOSIÇÕES ANTISSUBORNO) Legislação dos Estados Unidos da América que se aplica a empresas com matriz naquele país e filiais em outros países;
• Lei 10467/2002, Lei 9613/1998, artigo 333 da Lei 2848/40 (Código Penal), Código de Conduta da Alta Administração Federal e Estatuto do Servidor Público Civil;
• Lei n° 3.268, de 30 de setembro de 1957, regulamentada pelo decreto n° 44.045, de 19 de julho de 1958, alterados pela Lei nº 11.000, de 15 de dezembro de 2004, e decreto nº 6.821, de 14 de abril de 2009;
• Art. 2º e Art. 15 da Lei nº 3.268/57;
• Art. 16 do decreto-Lei nº 20.931/32, alíneas c, g e h;
• Código de Ética Médica – Resolução CFM No. 1.931/09;
• Política do Cartão Nacional de Saúde CNS e sigilo sobre dados do paciente;
• Normas éticas de pesquisa CONEP e CEP.
Nossos Clientes






























