2iM Inteligência Médica

Capitação
Global ou por Especialidade

Entrega de Valor para modelos de pagamento baseado em populações:
A plataforma 2iM.Analytics auxilia na implantação de modelos de pagamento para serviços de operadoras de planos de saúde, contratualizadas na forma de pagamento por vida, em uma área de abrangência específica.

Capitação Global ou por Especialidade

A remuneração por vida/mês requer o ajuste de risco pelo perfil epidemiológico da população assistida

É tradicionalmente um modelo prospectivo de pagamento baseado em populações, onde o prestador recebe um valor por vida assistida na sua área de alcance para prestar serviços abrangentes aos pacientes.

É fundamental que o pagamento seja ajustado pelo risco, ou seja, considerando as características epidemiológicas da população pela qual o prestador se responsabilizará.

Perfis e Condições de Aplicação

Atenção Primária

Autores defendem que este é o modelo ideal para remunerar a assistência ao nível da atenção primária.

Especialidades

A 2iM tem experiência na implantação deste modelo para determinadas especialidades como a ortopedia, cardiologia, psiquiatria, oftalmologia, entre outros.

Grande Financiador

Modelo indicado para contratos com ACOs (Accountable Care Organizations), que são grupos de médicos, hospitais ou outros provedores que se organizam para prestar atendimento de alta qualidade e coordenado para seus pacientes, geralmente ligados a um grande financiador público ou privado.

Quais são os pontos positivos

  • Transfere aos médicos a responsabilidade de considerar os custos das opções de tratamento.
  • Encoraja a redução do desperdício, pois a economia gerada fica com os prestadores.
  • Cria Incentivos financeiros para reduzir custos e melhorar os desfechos e a experiência do paciente.
  • Estimula a utilização de protocolos clínicos baseados em evidência.

Quais são os pontos de atenção

  • Os prestadores são acostumados a atender os pacientes e não a gerenciar populações, portanto é fundamental haja esse entendimento por parte dos prestadores.
  • A responsabilização é sobre o grupo populacional e não diretamente a um determinado paciente, portanto deve-se ter cuidado com o subtratamento e a seleção de risco, problemas clássicos observados em modelos prospectivos de pagamento.
  • É vital estabelecer métricas de performance ou Valor associadas à remuneração, fundamentadas em cálculos epidemiológicos de prevalência e incidência de doenças e eventos em determinados grupos. A opção de contratualização por Capitation de forma isolada, isto é, sem um pagamento adicional por Valor, pode se tornar um problema.