2iM.ESTRUTURA - 2iM INTELIGÊNCIA MÉDICA
 

Como funciona o
2iM.Estrutura

O 2iM.Estrutura é um programa que avalia a qualidade de prestadores de assistência à saúde. Pode ser utilizado por Operadoras de Planos de Saúde que buscam qualificar sua própria rede assistencial, ou pelos próprios prestadores de serviços (hospitais, clínicas, laboratórios e profissionais de saúde). O sistema avalia:

  • Estrutura: recursos físicos, humanos, materiais e financeiros necessários para a assistência em saúde. § Segurança: ações ou processos que objetivam a redução do risco de dano associado ao cuidado de saúde.
  • Efetividade: grau pelo qual a assistência, os serviços e as ações atingem os resultados esperados.
  • Centralidade no Paciente: percepção de satisfação associada ao relato de experiência, escuta atenta, comunicação e envolvimento do paciente nas decisões.

Além disso, na ferramenta 2iM.Estrutura estão inseridos os indicadores do Programa de Monitoramento Qualiss, atendendo completamente as prerrogativas da RN 405/2016 da ANS.

Para Prestadores e Operadoras
o 2iM.Estrutura pode contribuir com:


Critérios para o Fator de Qualidade

Revisão dos percentuais desde que o critérios avancem na direção da avaliação efetiva da qualidade dos prestadores de serviços.


Veja o exemplo:

Critérios Hospitais – Ano-base 2016/2017

Para 105% do IPCA – Nível A



Hospital
Acreditado

Para 100% do IPCA – Nível B


Proporção de guia eletrônica da cobrança na versão 3 do padrão TISS (igual ou maior a 0,9)


Núcleo de segurança do Paciente cadastrado na ANVISA

+

Indicador: Proporção da readmissão em até 30 dias da última alta hospitalar


ou


Participação em um dos projetos: Parto Adequado, Idoso Bem Cuidado ou OncoRede.

A 2iM é também reconhecida pela ANS como Gestora de Outros Programas de Qualidade. Os hospitais que praticam essa metodologia poderão utilizar um selo de qualidade, o que poderá melhorar seus índices de reajuste com as operadoras de planos de saúde.

QUALISS - Programa de Qualificação dos
Prestadores de Serviços de Saúde

O Programa QUALISS, da Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS, foi estabelecido pela RN 405, de maio de 2016 e consiste no estabelecimento de atributos de qualificação relevantes para o aprimoramento da qualidade assistencial oferecida pelos prestadores de serviços (hospitais, clínicas, laboratórios e profissionais de saúde).

Além de qualificar esses prestadores, visa aumentar a disponibilidade de atributos e informações, tais como acreditação, segurança do paciente, qualificação profissional, monitoramento da qualidade por meio de indicadores etc.

Um Comitê Técnico de Avaliação da Qualidade Setorial - COTAQ auxilia a ANS no estabelecimento de critérios de aferição e controle da qualidade da prestação de serviços na saúde suplementar com participação dos diversos atores do setor.

Para a execução do Programa, a ANS conta ainda com entidades participantes, que contribuem não só na elaboração de critérios como na coleta e consolidação de dados. São as Entidades Gestoras de Outros Programas de Qualidade, entre as quais a 2iM é habilitada. Neste link, clique em Entidades Participantes do QUALISS.

BAIXE A CARTILHA DO QUALISS

Entenda o fluxo do Qualiss



Conheça outras Soluções 2iM


GRS.2iM©

Gestão do Risco e Saúde Populacional

O GRS é a solução da 2im para a Gestão de Risco e Saúde Populacional em grandes empresas, através de pesquisas em bases de dados e análises de estatísticas externas.


Para Operadoras de Planos de Saúde e Empresas.


CONHECER

GPS.2iM©
Gestão de Performance em Saúde


Plataforma para monitoramento, análise e avaliação da qualidade na prestação assistencial.


Para SUS, Hospitais e Planos de Saúde.


CONHECER